MARANHENSE CONQUISTA 1º LUGAR EM CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS / ETAPA REGIONAL

A professora de linguagens do Colégio Dom Bosco Maria das Dores com a aluna do Dom Bosco, Maria Luiza Abdalla, vencedora da etapa regional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Foto/Divulgação 



A estudante maranhense Maria Luiza Abdalla, aluna do 8º ano do Colégio Dom Bosco foi a grande vencedora que conquistou o 1º lugar da etapa regional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.

 

Em tempos de redes sociais com uso da língua portuguesa cada vez mais abreviada ou até de forma errada mesmo, e a banalização da linguagem escrita, iniciativas como essa fomentam a redação de um gênero quase em extinção entre os jovens, as cartas. 

 

Mas não no Colégio Dom Bosco, que atento à importância desse gênero, incentivou os alunos a participarem do certame, através da professora de linguagens, Maria das Dores.

 

Tendo como tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, a aluna Maria Luiza Abdalla sentiu-se bastante inspirada a participar, confessou que colocou todo o seu sentimento e criatividade durante o processo de criação da carta. O resultado surpreendeu a aluna e a professora, que vão ganhar, individualmente, prêmios em dinheiro pela conquista dessa etapa do concurso. 

 

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: Escolar, Estadual e Nacional. A quarta etapa, fase Internacional - fica a cargo da UPU.  A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. Vale destacar que, o Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Deixe seu link para retribui a visita ❤
Instagram: @blogntc @castroriicardo