BRK Ambiental e Daiane dos Santos levam conhecimento sobre saneamento básico para escolas de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.



Durante a semana de 23 a 27 de abril a BRK Ambiental em parceria com o Instituto Trata Brasil - ITB, traz o projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”, apadrinhado pela embaixadora do ITB e campeã mundial Daiane dos Santos, e que será apresentado exclusivamente em escolas municipais dos dois municípios em que a BRK Ambiental atua no Maranhão.

 

O projeto tem como objetivo conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e do cuidado com o meio ambiente. Uma das atividades do projeto fala sobre a importância de as moradias estarem conectadas às redes de esgotos, onde elas já estejam instaladas. Por meio de palestras recreativas e atividades lúdicas, a principal mensagem é transformar o conhecimento das crianças envolvidas para que eles saiam do projeto com a certeza de que saneamento básico é qualidade de vida e nos garante mais saúde.

 

A atleta, Daiane dos Santos, acredita que somente este trabalho com as crianças e professores pode transformar a triste realidade do Brasil em saneamento básico. “Eu estou como embaixadora do Trata Brasil há quase 10 anos e presencio os problemas que temos em relação à água tratada que deixam milhares de crianças e adultos internadas no país. Se queremos uma nação mais consciente, temos que trabalhar com estes temas para que as próximas gerações cresçam conscientes sobre a importância de falar sobre saneamento”.

 

“Atrair a atenção de crianças, professores e pais, em relação a temas poucos falados, como saneamento básico, é um desafio enorme. Nossa educação ambiental ficou por muitos anos restrito à coleta seletiva, que também é extremamente importante, entretanto abordar estes assuntos espinhosos se tornam mais importantes do que nunca, e comprovam que o projeto está indo na direção certa”, reforça Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

 

Para Amanda Cardoso, responsável técnica social da BRK Ambiental esse projeto em especial é motivo de muito orgulho: “O Água e Vida Social, programa socioeducativo da BRK Ambiental investe e acredita em projetos sociais para a comunidade de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Trazer para o Maranhão o Projeto Água na Escola – Gotas de Futuro em parceria com o renomado Instituto Trata Brasil e com o reforço especial da ginasta, Daiane dos Santos, nos ajuda a levantar a bandeira sobre a importância de ações educativas relacionadas ao consumo consciente da água, e a valorização da importância do saneamento.”

 

Histórico do saneamento no Brasil

 

No Brasil ainda há grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Segundo o Ministério das Cidades, ano 2015, o país ainda possui mais de 35 milhões de brasileiros sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgotos, principalmente nas áreas mais vulneráveis. Em pesquisas realizadas pelo Instituto Trata Brasil, em anos anteriores, a percepção dos cidadãos em relação aos temas de saneamento básico foi o que mais preocupou, onde aproximadamente 70% da população atestou não ter cobrado por saneamento básico para políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Deixe seu link para retribui a visita ❤
Instagram: @blogntc @castroriicardo