Centro Cultural Vale Maranhão abre editais para selecionar projetos de artistas maranhenses. Confira!

Os artistas e realizadores culturais maranhenses agora contam com um novo espaço para exibir seus projetos em São Luís, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que na próxima terça-feira, 13/6, lançará os editais Ocupa CCVM e Pátio Aberto, para selecionar trabalhos e projetos de todo o estado. Na mesma data será lançado o projeto Estreia na Terça, que irá receber propostas para lançamentos de livros, filmes, cds, vídeos e outros projetos culturais. O CCVM é uma iniciativa da Fundação Vale, responsável por outros três equipamentos culturais no país, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e criar oportunidades para os realizadores dos estados onde a Vale atua.


 

O lançamento dos editais acontecerá na Sala Babaçu, do CCVM, às 10h30, na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande.

De acordo com a curadora do Centro, Paula Porta, a produção cultural maranhense é bastante diversa e a seleção pública de projetos que tenham interesse em ocupar os espaços do CCVM vai facilitar o mapeamento. 'Teremos a oportunidade de conhecer melhor 'quem' e 'o quê' está sendo criado pelo estado afora, além de abrir oportunidade para que essa produção chegue a um público mais amplo', avalia a curadora.

Podem participar artistas e realizadores maranhenses ou radicados no Maranhão. A seleção destina-se somente a projetos que não tenham sido apresentados, exibidos ou montados em São Luís nos últimos 3 anos.

Ocupa CCVM selecionaráprojetos de todo o Maranhão que tenham interesse em ser exibidos nos espaços do Centro Cultural Vale Maranhão nos meses de agosto e setembro de 2017.

Pátio Aberto tem por objetivo oferecer programação gratuita ao público do centro histórico nos finais de semana, abrindo oportunidade de exibição para artistas da cultura popular, música, teatro, performance, dança e audiovisual. Serão selecionados 24 projetos para realização, aos sábados, de apresentações ou oficinas no Pátio Maranhão, local amplo do Centro.
O regulamento e o formulário dos editais estão disponíveis para download no site www.ccv-ma.org.br. A inscrição deve ser enviada por email, pelo correio ou entregue na recepção do CCVM de terça a domingo das 10h às 19h, para o endereço Av. Henrique Leal, 149- Praia Grande, São Luís/MA- CEP: 6510-160.

As inscrições estarão abertas de 13 de junho a 14 de julho de 2017.

Em pouco mais de dois meses desde sua inauguração, o CCVM já vem recebendo diversas propostas de cessão do espaço para eventos como lançamentos de livros, filmes, cds, vídeos e outros projetos culturais. Para atender essa demanda, o Centro irá lançar também no dia 13 de junho o projeto Estreia na Terça, abrindo o espaço do saguão ou do Pátio Maranhão para lançamentos. As atividades deverão acontecer sempre às terças-feiras, no horário das 18h às 20h.

Os interessados podem enviar propostas para o e-mail estreianaterca@ccv-ma.org.br. As inscrições para o projeto poderão ser realizadas a qualquer tempo e as atividades serão escolhidas e programadas de acordo com o interesse da proposta e a disponibilidade de agenda do local.

Sobre o CCVM

O Centro Cultura Vale Maranhão é um espaço versátil localizado em um prédio histórico no coração de São Luís, onde funcionava o antigo Liceu Maranhense e que foi inteiramente restaurado com patrocínio da Vale. O prédio passou por uma completa readequação para ser configurado como centro cultural. Com projeto de arquitetura e design assinado por Marcelo Rosenbaum e Gabriel Gutierrez, identidade e comunicação visual de Fábio Prata e Flávia Nalon, iluminação de Carlos Fortes, o espaço foi qualificado do ponto de vista técnico e arquitetônico.

Foram inseridas referências da cultura maranhense, como o bumba-meu-boi e a arte indígena, dando destaque para ícones do artesanato maranhense, a exemplo do crochê de linho de buriti, tecelagem, cerâmica, entre outros. As obras que podem ser vistas no saguão, no café e na loja situados no interior do Centro foram criadas por artistas e artesãos maranhenses.

A proposta conceitual e a curadoria do CCVM são da historiadora Paula Porta, que traz em seu currículo a experiência na concepção, implantação de projetos nas áreas de patrimônio cultural e museus. 

Exposições, oficinas, performances, pocket shows, exibições de audiovisual, lançamentos de livros e registros musicais são algumas das propostas de programação do Centro.

Serviço:

O quê: lançamento dos editais Ocupa CCVM e Pátio Aberto e Projeto Estreia na Terça

Quando: Terça-feira 13/6, às 10h30

Onde: Sala Babaçu, do CCVM, às 10h30, na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, Centro

Contato: 3232 6363

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Deixe seu link para retribui a visita ❤
Instagram: @blogntc @riicardocastro