Guia de Boas Maneiras ♥

   
     Guia de Boas Maneiras  ♥



Pra viver "bem" em sociedade, sabemos que é necessário seguir algumas regras. Regras fazem parte de todo um processo que não visa apenas burocratizar, mas também melhorar as coisas.

Ao tratar de pessoas, algo que é realmente complexo e exige uma dose extra de jogo de cintura, é preciso todo tipo de cuidado. É muito fácil interpretar uma atitude de forma errônea, gerando assim uma série de conflitos. Para evitar este tipo de embaraço, existem as Regras de Etiqueta.

As Regras de Etiqueta, ou Boas Maneiras existem para deixar as coisas/pessoas/situações mais polidas. Há todo um encanto em conviver com alguém que saber se portar, que sabe ser educado. A pessoa fica automaticamente mais atraente, mais bem vista, mais querida pra se ter por perto. Creio eu, que ninguém ache interessante conviver com alguém que só sabe cometer gafes e agir de forma grosseira.

Pensando em melhorar cada vez mais a vida das leitoras e todo o meio que as cerca, o blog NTC ♥ trouxe algumas dicas valiosas de boas maneiras que nunca se deve deixar de lado e que vem a calhar em qualquer situação:



Regras Gerais:


  • Gírias: - podem ser usadas na intimidade, quando dão mais sabor ao que se conta. Devem ser evitadas diante de pessoas mais velhas ou de mais cerimônias.

  • Bocejo: - se não puder evitá-lo, abaixe a cabeça e cubra a boca com as mãos. É indelicado bocejar olhando diretamente pra alguém.

  • Objetos Emprestados: - não devolver um objeto emprestado é ato de pouca cortesia. Faça-o no estado em que o recebeu. Devolve-se tudo o que não nos pertence, mesmo que o valor seja insignificante.

  • Bolsos: - não ponha a mão nos bolsos da calça, é muito feio e deselegante. Quando está frio há os bolsos do sobretudo ou mesmo do paletó. Bolso de calça nunca.

  • Falar alto: - não se fala sempre com um surdo, mesmo os surdos percebem melhor quem fala claro. Numa discussão, não procure abafar a voz do parceiro, tenha bons argumentos, convence mais.

  • Apontar: - não aponte, só quando é absolutamente necessário.

  • Cotovelos: - cuidado com eles à mesa. A boa maneira condena essa atitude feia.

  • "Eu" : - quando há um grupo de pessoas, no qual fazemos parte é sempre melhor dizer: fulano, beltrano e eu. É de bom tom colocar-se modestamente no fim da enumeração. Ex: "Fulano" e "EU", fomos ao Shopping.

  • Chegadas: É sempre quem chega que cumprimenta aos demais. E não o contrário.

  • Apresentações: É de bom tom apresentar as pessoas para que se conheçam e estreitem os círculos de conhecidos, entretanto ao fazer isso, certifique-se sempre de apresentar a pessoa mais jovem e menos influente à pessoa mais velha e mais influente, nunca o contrário. O homem é apresentado à mulher.

  • Uso de telefones: É desagradável utilizar toques muito barulhentos. E mais desagradável ainda, ficar trocando mensagens na presença de outra pessoa. Só faça se for realmente necessário. Ao telefonar, se afaste das pessoas, pois ninguém é obrigado a ouvir o cunho da sua conversa e certifique-se de se identificar logo no início da chamada. Evite fazer ligações em locais cheios de gente. Se fizer uma ligação errada, peça desculpas e só então desligue. Se ligarem errado, diga educadamente que houve engano e espere a pessoa desligar.

  • Palavras Mágicas: "Com Licença", "Obrigada(o)", "Por Favor" nunca, NUNCA, irão sair de moda.

Outros:

  • Em um restaurante - Evite falar de boca cheia. A clássica dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida. Não deixe o celular em cima da mesa. Ao sair da mesa, peça "Com Licença". 

  • Em um funeral - Não diga mais do que o suficiente "Lamento - Sinto muito - Meus Pêsames". Só aprofunde no assunto se perceber que a pessoa quer realmente falar sobre isso. Mostre-se prestável oferecendo alguma ajuda. Evite as conversas sociais. Se vista adequadamente para o momento. Evite frases do tipo "Sempre podes ter mais filhos” ou “Ainda bem que tens outros filhos” (no caso da perda de uma criança)...“Foi a vontade de Deus”..“Deus não nos dá tristezas que não possamos suportar”...“Não estavas pronto para isto”..."Sei bem como te sentes"..."E o que vais fazer com o dinheiro dele?"....Desnecessário e a pessoa pode se ofender"

  • No Facebook - Evite enviar solicitação de jogos e aplicativos ( só faça isso para os amigos que já utilizam). Use linguagem agradável - evite abreviar as palavras. Não envie solicitação de amizade a quem não conhece. Responda às mensagens. Evite fotos comprometedoras e da mesma forma, evite entupir o feed (página inicial) dos seus amigos, com fotos e postagens suas. Evite discutir pelo Facebook e bater papo nas postagens ( você pode fazer isso reservadamente no chat). Só marque alguém nas fotos com o consentimento da pessoa. Seja cauteloso ao postar algo - Facebook é um local público. 



Sobre Vestimenta:

"A escolha da nossa roupa diz muito sobre nossa personalidade e nossa educação, também. Uma escolha imprópria será lembrada por muito mais tempo do que uma escolha acertada – e o estrago é grande! Por isso, esteja sempre atento ao dress code e respeite-o.


Basicamente, o dress code pode ser organizado da seguinte forma:


Traje esporte – simples e informal. Exemplos: almoços, exposições, churrascos, festas infantis.
Traje esporte fino – um toque de formalidade. Exemplos: teatros, vernissages.
Social – formalidade total. Exemplos: jantares, casamentos, óperas.
Black-Tie – requinte e sofisticação. Exemplos: bailes de gala, premiações."


Espero que gostem da postagem. O intuito maior aqui é valorizar a elegância que há em cada um e apostar nos bons modos sempre. Não faz mal a ninguém um pouco mais de classe. Um beijo!


                                                          

5 comentários:

  1. Adorei o post, pois também trabalho com etiqueta social e corporativa.

    Não vejo a etiqueta como uma frescura e sim como uma forma de deixar a gente melhor!

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Se as pessoas tivessem boas maneiras, o mundo estaria bem melhor, né? Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. kkkkkkkkkkk ''adorei o post'' kkkkkkkk
      aq sarah

      Excluir
  3. Malu, boa noite!
    Vim retribuir à sua tão doce e simpática visita ao Meu Doce Lar e lamento mto pelo atraso, viu?
    Acontece que a correria é mto grde e tenho batalhado para conseguir colocar as visitas em dia e tudo o mais.
    Bom, sou brasileira e não desisto nunca!

    Que blog ma-ra-vi-lho-so!!!
    Parabéns pelo excelente trabalho que fazem aqui!
    Amei tudo, especialmente o conteúdo, afinal, que mulher não gosta de feminices, não é msm? ;-)
    À propósito, estou realmente deslumbrada com esse post - irretocável!
    Aliás, boas maneiras é tudo!!!

    Seja sempre bem vinda ao Meu Doce Lar, queridas!
    Deus abençoe e um bjão!
    Seguindo seu lindo blog e curtindo a Fanpage, claro!!!
    Meu Doce Lar
    Fanpage
    Twitter
    G+

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Deixe seu link para retribui a visita ❤
Instagram: @blogntc @riicardocastro